Dica 1: Inspire-se!
A internet anda cheia de boas inspirações para fotografar. Com a popularização dos blogs tornou-se muito comum encontrar por aí boas dicas de inspiração pra hora de clicar. Separei alguns links bem populares quando o assunto é fotografia, dá pra encontrar muita coisa legal e criativa, acessem: weheartit, flickr, topit.me.
Porém, lembrem sempre que estas imagens devem servir apenas como fonte de inspiração. Não adianta tentar copiar, o legal mesmo é você conseguir colocar seu próprio estilo nas suas fotos! Portanto, inspire-se, mas reinvente!
Dica 2: Encontre um cenário legal!
O cenário é parte fundamental em uma boa foto. É importante sempre estar atento ao que está ao fundo, ele é quem vai determinar uma boa ou má composição. Minha dica é tentar encontrar ambientes naturais, a natureza além de inspiradora contribui para a fotogenia das imagens.
Além disso, é importante se atentar aos horários, pois a luminosidade também é muito importante. A luz do sol contribui muito pra isso se captada de forma correta.
Dica 3: Seja dinâmico!
Pense que você precisa conciliar os recursos que tem. Por exemplo: cenário e look. Tente idealizar o resultado final das suas imagens. Capriche no visual, não esqueça dos acessórios, e se achar necessário insira objetos irreverentes na sua composição, como por exemplo balões, bicicletas, discos, o que a sua criatividade permitir!
Dica 4: Esqueça as configurações avançadas!
Estamos numa era onde “todo mundo é fotografo”. Isso porque o acesso a equipamentos se tornou muito mais fácil. Mas sabe o que constrói o diferencial de um fotografo? O seu olhar artístico.
Os bons fotógrafos tem o poder de sair do comum. De recriar aquilo que todo mundo sabe fazer. Sabe desprezar as super técnicas e impor a sua arte.
É claro que, noções básicas de enquadramento e iluminação são fundamentais. Porém, o mais importante de tudo é introduzir sua arte, sua cultura e suas paixões na hora do clique. É isso que faz toda a diferença! Não esqueça, seja você!
Dica 5: Experimente novas poses!
Sair do comum as vezes não é fácil. É preciso deixar-se levar pelo ambiente e tentar usufruir o máximo dele. Teste poses diferentes, sem se preocupar com os resultados, experimentar é o grande segredo!
Uma dica legal é por uma música que você super goste de fundo. Assim, você relaxa e se solta!
Dica 6: Editando suas fotos!
Com o avanço das tecnologias de edição de imagem, todo mundo acha que o photoshop é que vai “salvar a sua vida”. Esqueça disso, now! A sua foto, antes de passar pelo editor de imagens possui todo um contexto, é um processo que envolve toda a sua criação. Por isso, minha dica é que busque utilizar ferramentas para correção de contraste, luminosidade e cor, apenas. O exagero de efeitos tira a graça da foto. Então, photoshop na medida, combinado!?